segunda-feira, 27 de junho de 2016



O pecado da defraudação...



Olá galerinha Graça e Paz!

Vocês sabem o que é defraudação? Que palavrão feio, que muito provavelmente você já causou em alguém ou foi vítima. Então, sem demora vamos saber o que é isso. No dicionário não há a palavra defraudação e sim defraudar: que é despertar em alguém um desejo que você não pode satisfazer, é enganar e iludir.

E pra não ficar só nas minhas palavras vamos para o texto de (1 Tessalonicenses 4 1-8 Nova Versão Internacional)
“1. Quanto mais, irmãos, já instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.
2. Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3. A vontade do Pai é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
4. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,
5. não com paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.
6. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão e nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.
7. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
8. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o Espírito Santo. ”

Escolhi três tipos de defraudação: no ficar, no namoro e a defraudação emocional.
Ficar: nem vou falar o que penso sobre “ficar”, já fiz um post sobre isso e vou deixar aqui o link pra quem tiver interesse (“Ficar”: certo ou errado?www.diferentesou.com.br/2016/03/ficar-certo-ou-errado.html). Ficar é nada mais do que satisfazer um desejo carnal, sem qualquer compromisso com a outra pessoa. Mas, onde está a tal da defraudação em tudo isso? A pessoa usa algum artifício para atrair o outro, a maioria utiliza a beleza ou a sensualidade para satisfazer esse desejo. Você não teve controle nem domínio sobre seu corpo (olha lá no texto o versículo 4), e instigou ao outro um desejo sexual que não se pode satisfazer (pelo menos é o que eu espero, que não tenha satisfeito, juízo galera). Além de um usar o outro, tipo fiquei descartei, meu desejo passou.
Namoro: a defraudação no namoro, é aquelas mãos bobas, beijos quentes, provocações, tudo aquilo que vai instigar o outro a desejar algo que não pode, algo que não vai ser satisfeito no momento (vejam o versículo 4, 5 e 6 do texto), devemos ter controle do nosso corpo, e impor limites; o namoro cristão deve ser santo, e não deixar a paixão e o desejo tomar conta da situação, se beijar ou abraçar ou sei lá mais o que estão provocando isso, se abstenham, porque se não, uma hora o desejo e a vontade vão prevalecer. E você engraçadinho ou engraçadinha que estiver provocando ao outro esse desejo intencionalmente releia o versículo 6, principalmente a segunda frase dele.  
Defraudação emocional: essa aqui é mais comum, vou te dá um exemplo, aquele cara ou aquela garota que é apaixonada por ti, mas que você não quer nada, e mesmo assim você continua aceitando presentes, conversando, alimentando aquele sentimento, não chegou, e falou para ela que infelizmente ela não correspondida. Então você está iludindo essa pessoa isso também é uma forma de defraudação. Os amigos cupidos que encorajam o coitado ou coitada a correr atrás da pessoa mesmo sabendo que a outra não quer nada com ele, e nunca vai querer. E fora, mas, um monte de situações que eu não citei. Essa situação também pode acontecer no “ficar”, quando já tem um tempo que os dois estão ficando, e um deles começam a nutrir um sentimento pelo outro, desejando namorar, e do nada o outro termina, acabando assim com coração do coitado que esperava o namoro. Em todos esses exemplos alguém provocou, até mesmo sem intenção um desejo que não foi satisfeito. Esse tipo de defraudação pode levar a pessoa a desacreditar no amor e até a depressão (que eu também post sobre o assunto vou deixar o link aquiwww.diferentesou.com.br/2016/04/depressao.html). Então se você está fazendo isso, pare.
Pessoal, se queremos agradar a Deus temos que deixar de defraudar o nosso próximo, o Senhor nos chamou para a santidade e pureza, quando persistimos em tais práticas, não rejeitamos ao homem, ou seja, ao o que o seu pastor diz, ou sua igreja permite, e sim rejeitamos a Deus.
Fiquem com Deus...
Bjss e Tchau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário