quinta-feira, 24 de março de 2016

Escócia...





Olá galerinha Graça e Paz ou melhor grace agus sìth (diz eu que sei falar isso em gaélico escocês, espero que esteja certo kkkkk)!


No evangelho pelo mundo de hoje, vamos falar da Escócia, particularmente sou apaixonada por esse país, terras altas, paisagens exuberantes (um dos muitos países que sonho em ir). Mas, como será o evangelho lá?

Primeiro vamos conhecer esse pedacinho de mundo; a Escócia é um dos quatro países que fazem parte do reino unido sua capital é Edimburgo. A língua oficial é o inglês e o gaélico escocês. Com belíssimos pontos turísticos, castelos e onde se localiza o famoso lago Ness (cuidado com o monstro kkkk); e minha paixão, os highlands, as famosas terras altas (já li tantos livros falando desse lugar que parece que até já fui lá kkk ), que atraí milhares de turistas todos os anos. E claro o famoso país em que homem usar “saia” (o nome certo é kilt) é cultural.
Capital Edimburgo
 A religião oficial é o cristianismo, melhor dizendo a igreja Presbiteriana, conhecida informalmente por The Kirk, que não está sob o controle do estado. A igreja Católica é a segunda maior igreja cristã da Escócia, representando um sexto da população. Há também a igreja Episcopal Escocesa, que pertence a comunidade anglicana. Sendo uma parte da elite do país adeptos a maçonaria. Foi lá que nasceu a igreja Presbiteriana do Brasil que conhecemos.
Histórica igreja em Edimburgo. Principal templo da igreja presbiteriana The Kirk.
Apesar de cerca de 80% da população ser cristã a situação do evangelho é preocupante e polêmica. A igreja se tornou extremamente liberal onde tanto cristãos quanto católicos aceitam comunidades homossexuais participando como membros e até mesmo pastoreando (deixando bem claro que não estou falando de forma preconceituosa, não sou contra homossexuais frequentar uma igreja evangélica ao contrario devemos acolher e mostrar que Deus ama a todos independente de opção sexual, porém, sou contra aquilo que não está de acordo aos princípios bíblicos, afinal devemos amar somente o pecador e não o seu pecado).
Isso dividiu a igreja mais ainda, uma parte contra e outra a favor o que gerou confrontos e protestos de ambas as partes. Não digo que fiquei chocada, talvez um pouco surpresa e triste, uma igreja que foi tão abençoada infelizmente está dividida. A maioria dos cristãos tem um defeito muito grande de não procurar se inteirar sobre onde congrega, ainda mais de como é em outro país, falo por mim mesmo, sempre li sobre a Escócia, me encantei com sua beleza e cultura, entretanto, nunca pesquisei nada sobre o evangelho ali, até pouco tempo atrás. Estamos vivendo em uma época difícil para a palavra de Deus, deixando a essência do que realmente é ser cristão, sendo influenciados pelo mundo quando deveria ser o contrário. E que essa situação possa servir para abrirmos os olhos para o verdadeiro evangelho de Cristo, para não ser enganados com distorções que ultimamente vem tendo a mensagem da salvação.
Se vocês tiverem mais curiosidades sobre esse país é só procurar no google, há coisas bem interessantes que não deu para colocar aqui, é fascinante a história desse lugar (como eu queria conhecer pessoalmente, mas, enquanto não posso ou melhor enquanto minha situação financeira não permite fica em meus sonhos mesmo kkkkkkk) deixando de lado as brincadeiras peço a todos que lerem esse post que lembrem de orar por nossos irmãos desse cantinho de mundo, para que Jesus volte a ser o centro de tudo nas igrejas.

 Bjss, tchau...


 Por SamAlves

Nenhum comentário:

Postar um comentário