sexta-feira, 8 de julho de 2016


Enoque



Olá galerinha Graça e Paz!

Vamos ter novidades, um novo cantinho aqui no blog onde iremos falar sobre os personagens da bíblia e aqueles que vieram depois que ela foi escrita, que ajudaram a anunciar o evangelho de Cristo, desde os mais conhecidos até aqueles que quase não são mencionados.
E o primeiro personagem bíblico será Enoque, sei que muita gente já sabe sua história mais não custa nada aprender um pouco mais.
Enoque tem origem do hebraico e significa “o iniciado, dedicado, consagrado”, e também está associado a “ele dedicou, ele consagrou”. Ele nasceu na sétima geração depois de Adão, filho de Jarede, e não de Caim como alguns pensam, pois, Caim teve um filho de mesmo nome.

E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou Enoque.
(Gênesis 5:18)
E andou Enoque com Deus, depois que gerou Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cincos anos.
E andou Enoque com Deus, e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou. ” (Gênesis 5:22-24)

Enoque teve Metusalém com 65 anos, e é depois disso que alguns teólogos afirmam que ele começou a andar com Deus. Ele é um dos personagens mais misteriosos da bíblia, mas, me pergunto como era sua comunhão e dedicação a Deus, para chegar ao ponto de Deus o tomar para si. Fico imaginando que era uma época muito complicada para se viver, a sete gerações atrás não existia pecado e agora o mundo estava perverso e cruel. Mas, mesmo assim ele foi fiel ao Senhor e não sentiu a dor da morte.

Ele também é mencionado no Novo Testamento.
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. ” (Judas v. 14 e 15)

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação alcançou testemunho que agradara a Deus. ”
 (Hebreus 11:5)

Podemos aprender com Enoque:
1.   Que é possível viver em santidade e comunhão com Deus mesmo em tempos cruéis, lembrando que ele viveu alguns anos antes do dilúvio, dá para imaginar como a terra estava.
2.   Deus te faz enxergar além do seu tempo. Enoque foi tão fiel que Deus o mostrou muito além, ele profetizou a segunda vinda de Cristo e sobre os ímpios e falsos mestres.
3.   Viver uma vida que agrada a Deus. A vida de Enoque agradou tanto a Deus, que o Senhor o recompensou levando-o para si, dá para perceber o quanto o Pai se alegrou com seu testemunho para não deixar ele sentir a dor da morte.

E que possamos ser como Enoque e andar com Deus.

Fiquem com Deus...


Bjss e Tchau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário