sábado, 16 de abril de 2016



Depressão...



Olá galerinha Graça e Paz!

Todo mundo já sentiu alguma vez na vida tristeza, vontade de ficar sozinho, desmotivação, isso é normal, o problema é quando se torna frequente e sem perceber você está com depressão.

Mas, o que é mesmo depressão? Segundo a ABRATA (Associação Brasileira Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos). Caracteriza-se por um estado em que o humor fica deprimido, melancólico, “para baixo”. O indivíduo sente angústia, ansiedade, desânimo, falta de energia e, sobretudo, uma tristeza profunda. Ás vezes tédio e apatia sem fim.

Infelizmente essa doença só vem crescendo um estudo feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde) 121 milhões de pessoas sofrem depressão em todo o mundo, e a estimativa é que em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas.
Os países de alta renda apresentam níveis mais elevados de pessoas depressivas do que os de baixa renda. França (21%), Estados Unidos (19%), enquanto o México (8%) e a China (6,5%).

Os números no Brasil também são alarmantes uma pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo afirmou que quando considerado um período de 12 meses seguidos o Brasil lidera, entre os países em desenvolvimento, cerca de 18% da população entrevistada estava deprimida a pelo menos um ano.

Conhecida por ser uma doença silenciosa que muitas vezes é confundida com uma tristeza comum, é descoberta na maioria dos casos quando já está em seu estado crítico. E uma parte dos diagnosticados não aceitam e recusam tratamento. Alguns sintomas são: humor depressivo, desânimo, cansaço mental, incapacidade de sentir prazer e alegria, baixa autoestima, cefaleias, problemas gastrointestinais, ideias suicidas...

Sei que está parecendo um artigo médico, mas, são informações necessárias, pois, muitos sofrem de depressão e não sabem. Agora pelo lado evangélico, cristão tem depressão?Sim, eu já tive e uma das coisas que ouviam eram: “isso é falta de orar” ou “crente de verdade não tem isso”.

Ao invés de me ajudar, me deixava pior do que estava, as pessoas tanto cristãs quanto não, são muito preconceituosas, acham que depressão é algo que pessoa inventa para não trabalhar que é besteira.

Fico pensando até que ponto vai a falta de informação e a hipocrisia de alguns. Ninguém escolhe vou ficar deprimido, pronto acabou, daqui para frente sou um depressivo. Não é uma escolha são os acontecimentos e tragédias da vida que levam a pessoa sofrer desse distúrbio.

Por vezes o depressivo fica paralisado em seu próprio corpo e mente, não sabendo mais os motivos que traziam alegria de viver. Sei que somos cristãos e nossa alegria é Cristo e que deveríamos não nos deixar abater pelas coisas terrenas que nos levam a essa doença, no entanto, somos humanos sujeitos a todos esses sentimentos ruins e por vezes deixamos eles nos dominarem.
Não é algo que se deva julgar como falta de espiritualidade ou falta de fé. Só quem passa por isso sabe o que é, quando eu tive sempre vinham com pré-julgamentos que me magoavam muito, eu não precisava ser julgada e sim de ajuda.

Graças a Deus tenho uma família que me ajudou muito nessa fase, porém, o mais importante foi Deus onde encontrei paz. Sinceramente meus motivos para ficar assim não foram nada trágicos, na verdade nem sei o porquê, só me sentia infeliz o tempo todo, sem alegria, me isolei. Demorei muito a me tratar, quando fui ver não era só psicológico que estava abalado meu físico também.
 Comecei o tratamento com antidepressivos, remédios para ansiedade e 
insônia. Acompanhamento com psicólogo, porque apesar de sempre conversar muito, nunca fui de contar coisas pessoais, e muitas vezes sentia vergonha de falar certas coisas para pessoas próximas e até um pouco de medo de incomoda-las com meus problemas.

Não é fácil vencer a depressão, mas é possível, comecei a tentar encontrar motivos para ser feliz o primeiro deles foi Deus, Ele não merecia que eu acabasse com minha vida, sendo que sofreu tanto e morreu por mim, depois minha família via a tristeza deles, como tentavam me ajudar, o desespero nos olhos quando me viam ter uma crise, o próximo passo foi relembrar do que gostava. Meus livros, sempre amei livros, eles me ajudaram muito (sempre gostei de sair da realidade kkk). Deixei de pensar nas coisas ruins desse mundo, para pensar no que ele me alegrava. A família reunida no almoço de domingo, chuva de verão, dia de praia, parece besteira, mas, comecei a perceber a perfeição das coisas de Deus.

Isaías 53:4 diz: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si...
Quando Jesus morreu Ele levou tudo, toda tristeza, dor, aflição. E nos deixou o amor e a esperança de vida eterna. Se realmente olharmos para o mundo só veremos coisas ruins, no entanto, quando olhamos para Deus isso aqui não parece nada comparado ao que Ele preparou para nós.

Eu percebi que Deus me ama tanto quando tentei tirar minha vida tomando vários remédios de uma vez e nada aconteceu, nenhuma reação tive, e todas as outras tentativas também não deram certo. Se isso não é prova do amor de Deus não sei mais o que é. Comecei a ver que minha vida tem valor.

Para você também há uma saída sua vida é muito preciosa, procure ajuda não tenha vergonha. Tem um hino bem antigo que diz (...você sabe o valor que tem uma alma? Nem todos recursos humanos poderiam pagar!) Nada aqui nessa terra tem mais valor do que você, você foi comprado a preço de sangue por Jesus. Quem mais poderia fazer isso por você?
Ninguém, então aprenda a se valorizar, a se amar. Porque Jesus te ama e isso é mais do que suficiente para sermos feliz.

P.S.: Sei que não estou postando com tanta frequência e nem coloquei dias fixos me desculpem, está muito corrido, também não fizemos nenhuma rede social para o blog, mas, quem quiser saber os dias certinhos que eu posto pode me seguir no meu instagram pessoal http://instagram.com/samela_dacosta Gente se vocês quiserem conversar, oração é só deixar nos comentários alguma forma para mim entrar em contato com vocês. Bjss, tchau...







Nenhum comentário:

Postar um comentário